Qual a melhor posição para a escada na sala de estar?

Qual a melhor posição para a escada na sala de estar?

Listamos dicas para você entender onde colocar sua estrutura neste cômodo importante.

Veja como escolher a melhor estrutura para seu local de descanso e interação social.

A sala de estar é um ambiente primordial na nossa casa. É nela que temos momentos de descontração e descanso, recebemos amigos e familiares – ou seja, um local de alto astral. E, por ser um local que circulam muitas pessoas, a decoração e o design se fazem importantes, mas o espaço também deverá ser levado em consideração.

Qual a melhor posição para a escada na sala de estar?
Qual a melhor posição para a escada na sala de estar?

Desta forma, entender a melhor posição para colocar a escada na sala de estar é mais que apenas ter acessibilidade – é otimizar espacialmente o cômodo e investir em algo a mais que apenas uma estrutura estática: um componente da ambientação interior. Abaixo, explicaremos qual a melhor posição para a escada na sala de estar.

Regras básicas

Para você que está procurando a melhor posição para colocar a escada na sua sala de estar, precisa partir das seguintes premissas, indispensáveis em ambientes que não dispõe de um espaço abrangente.

São elas: a escada precisará ficar integrada à parede (evite qualquer tipo de recuo), com corrimão para o lado da sala, que não comprometa as instalações hidráulicas e/ou elétricas (veja o diagrama da sua casa) e que não fique colada a janelas. Sabendo isso, vamos encontrar a melhor posição.

Entendendo o espaço

Após as regras básicas para aproveitar o ambiente da sua sala de estar, precisamos entender o espaço. Desta forma, encontrar a posição ideal é fazer as seguintes perguntas:

  •  onde a escada levará?
  •  qual dos cantos é o mais acessível para instalar a escada?
  •  quanto de largura x altura eu tenho para construir a estrutura?
  •  o que posso colocar para utilizar o vão deixado embaixo?

Fazendo estas perguntas, você poderá entender espacialmente em qual canto a escada ficará melhor, permitindo achar modelos que vão de acordo com a sua necessidade e/ou gosto. Mas, atente-se à última pergunta elencada sobre a questão do vão deixado embaixo da escada, pois isto é indispensável para que você possa utilizar a sua sala de estar da melhor maneira possível.

Como? Fazendo degraus suspensos e leves, em vidro ou carbono, por exemplo, poderá ter degraus resistentes, mas que ocupam pouco espaço. Abaixo da escada, mobílias – como uma charmosa estante de livros – podem ser colocadas no local. Otimizando espacialmente sua sala de estar com uma escada, poderá fazer alterações quando necessário, sem comprometer todo o cômodo.

Algumas dicas

Para quem dispõe de uma sala de estar com espaço reduzido, busque opções viáveis como escadas caracóis – posicionando, como descrito acima, próximo as paredes ou nos cantos, permitindo melhor aproveitamento do espaço. Não negligencie modelos que, apesar de ter um custo mais elevado, trazem mais conforto e segurança para a sua sala de estar.

E, claro, atenção a quem irá utilizar a estrutura: crianças e idosos, quando visitarem sua casa, podem precisar utilizar da escada e, para isso, escolher o espaço e o modelo ideal para a segurança de todos é imprescindível neste caso.

Conhecendo mais sobre o assunto, que tal ler outros artigos e achar a estrutura perfeita para a sua casa? Na Escadas Especiais, oferecemos diversos conteúdos e produtos de primeira linha para o seu caso – acesse nosso site e conheça nosso amplo portfólio.

Caso queira falar com especialista, envie sua mensagem no formulário abaixo:

 

Qual a melhor posição para a escada na sala de estar? apareceu primeiro aqui em Escadas Especiais!!!

Logo Escadas Especiais

Logotipo escadas especiais

One thought on “Qual a melhor posição para a escada na sala de estar?

  1. Pingback: 4 motivos para escolher uma escada caracol - Escadas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content