Como saber qual o modelo de escada é o modelo ideal para a minha residência?

Como saber qual o modelo de escada é o mais ideal para a minha residência?

Você tem dúvidas na escolha da escada para sua casa então leia esse post como saber qual o modelo de escada é o modelo ideal para a minha residência?

Quem está projetando um novo imóvel com mais de um piso ou está planejando a reforma do próprio sobrado ou apartamento, certamente, procura o modelo de escada ideal para atender às características do imóvel e ainda ter bom gosto estético. Neste texto, daremos algumas dicas sobre como escolher o modelo de escada ideal para sua residência. Confira!

Fatores a considerar no projeto

Alguns fatores são muito importantes para se decidir o modelo e as características da escada que será utilizada no imóvel. Os principais deles são:

    • Usuários da escada: adultos, idosos, crianças ou todos;
    • Serão carregados volumes na escada? Se sim, qual o tamanho?
    • Dimensões do vão disponível para a escada;
    • O material de fabricação;
    • Materiais utilizados nos arredores da escada.

Com estas informações, pode-se dimensionar a escada corretamente e projetar suas finalidades secundárias, por exemplo, servir de divisória de cômodos/ambientes, bem como aproveitar todo o potencial arquitetônico.

Os principais modelos de escada para sua residência

Escada helicoidal ou em caracol

Este tipo de escada é ótima para a economia de espaço em imóveis com uma área reduzida. Utilizando-se os materiais corretos e uma boa

Escada em Caracol
Escada em Caracol

decoração, a escada fica linda e versátil. Pode ser feita em metal, vidro, madeira, pedra, ferro, acrílico, entre outros.

Porém, seu projeto exige cuidado em relação a medidas, a fim de manter a segurança no uso, especialmente para idosos e crianças que têm menos coordenação motora. Por isso, o trabalho de profissionais é fundamental. 

Escada reta

A escada reta costuma ocupar mais espaço do que a escada helicoidal, por isso, funciona bem com um imóvel maior. Tem como destaques a ótima aparência, a segurança reforçada e a disponibilização de espaços sob os degraus que podem ser aproveitados para diversos fins, como adega, escritório dispensa ou até um closet.

Mesmo escadas de designs refinados precisam de um projeto que se preocupe com a segurança dos moradores. Por isso, o mesmo bom gosto da escada também é aplicado nos corrimãos e guarda corpos. A escada reta é extremamente versátil e pode ser feita de diversos materiais.

Escada em U ou em L

Estas nada mais são do que escadas retas, porém com um patamar intermediário no qual ocorre uma “dobra” que modifica o sentido dos degraus em L ou em U. A principal vantagem deste tipo de escada é o ótimo aproveitamento de espaço especialmente quando colada à parede, embora também possa ser usada no meio do cômodo.

Este tipo de escada pode compor um ambiente de muito bom gosto em sua residência, contanto que se utilizem materiais coerentes. É muito importante também que seu projeto converse com ambos os ambientes interligados pelos degraus.

Considere outros modelos

Na sua casa ainda podem cair muito bem uma escada tipo Santos Dumont, na qual cada degrau é projetado para conter apenas um dos pés de cada vez, que é ótima para aproveitar pouco espaço ou ser colada à parede. Conheça também escadas circulares/curvas que dão um toque de fineza ao seu ambiente.

Ou ainda modelos criativos que combinam diferentes tipos de escada em uma só. Vale a criatividade e a eficiência do projeto para a sua casa.

Conte com profissionais!

Projetar e construir diferentes modelos de escada com segurança, bom gosto e eficiência financeira exige expertise. Por isso, conte com o nosso trabalho!

O post como saber qual o modelo de escada é o mais ideal para a minha residência? apareceu primeiro no blog Escadas Especiais.

Acesse nosso site e saiba mais.

Escadas Especiais

Logo Escadas Especiais
Logotipo escadas especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content