Desafios para construir escada

Hoje em dia, um dos principais desafios para construir uma escada é sem dúvida o Espaço “Dimensão“, que está diretamente ligado aos recursos financeiros ou verba disponível em relação ao custo total da obra. Portanto é importante pensar na escada no início do projeto da edificação, qual é o espaço que eu preciso para a escada na minha obra?

Qual o tempo de execução da escada?

Outro desafio importante é o tempo de execução da escada, e o momento no cronograma que será a instalação, que além de estar diretamente ligado aos recursos financeiros, pode causar prejuízos incalculáveis para o cliente e a todos os envolvidos na obra, se a escada não for executada no tempo certo, pois pode atrasar e muito o cronograma. Um grande exemplo, é quando a escada é a única forma circulação no local, fato que ocorre em muitas obras de apartamentos e de alguns edifícios. Então devemos pensar em qual é o tempo necessário para a execução, e em qual momento do cronograma será instalada a escada da minha obra ?

Qual é o tipo e o modelo de escada adequado para minha obra?

Um terceiro desafio para se construir uma escada é a escolha do tipo e modelo da escada, este geralmente leva um bom tempo, pois tem que ser aprovado por todos que estão envolvidos nas decisões da obra, o Arquiteto, o Engenheiro e os Clientes, e vários fatores deixam dúvidas e precisam estar muito bem esclarecidos, são questões como confortosegurançacomposição em relação aos dois ambientes que a escada conecta, pois trata-se de uma integração, iluminaçãodesign entre outros aspectos, nesse momento a escada pode se tornar um elemento principal de sucesso ou de fracasso da obra, pois se não for estabelecido e acertado, com certeza irá gerar atrasos e prejuízos consideráveis. Precisamos saber antecipadamente, qual é o tipo e o modelo de escada que vou utilizar em minha obra ?

escada helicoidal de aço inox
escada helicoidal de aço inox

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual conceito devo seguir e quais as verificações importantes ao projetar minha escada?

Hoje em nosso dia a dia, estamos utilizando conceitos limpos para projetar. Desenvolver um projeto com os mínimos detalhes, ou pelo menos que esses detalhes não tenham tanta influência na estética, são também grandes desafios, talvez pequenas mudanças em alguns ângulos, podem causar efeitos interessantes e tornar a sua escada em uma obra de arte, tome cuidado para não esquecer de todos os elementos principais da escada, como por exemplo a resistência dos degrausguarda corpos e corrimãos, tudo deve estar rígido de forma a suportar um esforço de pelo menos 150 N, conforme a Norma Técnica, sempre se baseie nela, evite cantos vivoscuidado com a composição dos degraus em relação a suas alturascuidado com vigas que estão interferindo no espaço de circulação d

Escada curva com degraus de chapa xadrez
Escada curva com degraus de chapa xadrez

as escadascuidado com as larguras mínimas necessárias, estes são alguns dos fatores que costumam inviabilizar alguns tipos e modelos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os aspectos devem ser verificados antes de construir uma escada?

Construir uma escada boa, confortável e segura, é um dos grandes desafios em todos os tipos de obras, por isso deve ser dada uma atenção especial em todos os aspectos, do projeto a execução final, existem muitos recursos a serem utilizados, simulaçõescálculosensaios e etc., porém só isso não resolve, se não tiver a frente da execução um profissional experiente, nada substitui o conhecimento e o processo avançado da mente humana.

Simulação de uma escada

Gostou das dicas?

Envie seu projeto para consultoria@escadaespeciais.com

Ou entre em contato por what’s App em 11 946116675

logotipo Escadas Especiais
logotipo Escadas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content