Como escolher escadas para sua casa?

A finalidade das escadas é fazer a ligação entre espaços diferentes dentro de uma habitação. Por mais que estas sejam funcionais, é possível escolher escadas com estilos diferentes, devido ao desenho e ao tipo de material utilizado durante a sua fabricação.

Há uma enorme variedade de opções de escadas existentes, para assim escolher o tipo ideal para a sua casa. Escolher escadas é de extrema importância, pois é ela que poderá dar maior valorização para os ambientes, além de proporcionar soluções de qualidade para a organização dos espaços.

Neste texto, você vai ver os tipos de escadas que podem ser feitos dentro de sua casa, de forma que será possível escolher o modelo que mais combina com o seu estilo.

Os modelos de escadas mais comuns

São diversos os modelos de escadas presentes na arquitetura atual. Elas podem ser de um lance, com guarda-copos, em um formato de “L” ou “U”, formato de caracol, entre outros. A escolha ideal será com a escada que melhor for adaptada para o seu espaço. No entanto, vale ressaltar que as escadas com guarda-copos são as que possuem uma necessidade de espaço maior no interior da casa.

Nos interiores das residências, as escadas em formato de “L” são as mais comuns. Isso acontece porque este modelo ajuda na decoração da parede lateral onde se localizam. Estas escadas podem ser desenhadas em obras, e com diferentes revestimentos dos que são elaborados nos demais espaços da casa. É isso o que dá a personalidade da escada.

Já as escadas caracol são mais úteis em apartamentos ou sobrados pequenos. Elas ocupam espaços menores. O seu formato em curvas define beleza, deixando mais atrativos todos os espaços.

É essencial manter a sua estrutura limpa e elegante, de forma a proporcionar uma valorização melhor da residência. Estes degraus precisam ser distribuídos com muito cuidado, isso devido ao seu tamanho reduzido. Ao escolher escadas nesse estilo, o acesso a este tipo necessita de cuidados redobrados.

Quais os melhores materiais para uma escada?

Há uma enorme variedade de materiais que podem desenhar uma escada. Entre eles, estão o concreto, a madeira, o aço, o ferro, e até o vidro. Escadas desenhadas com o cimento são revestidas com cerâmica ou porcelanato, através de estilos e cores que se diferenciam do que é utilizado nos demais espaços da casa.

Você também pode escolher degraus feitos de vidro temperado, ou utilizar materiais mais presentes em construções, como ferro e madeira. Isso vai depender do estilo decorativo que deseja utilizar em seu lar.

As escadas desenhadas com madeira são fabricadas por carpinteiros, que permitem a segurança e a funcionalidade estrutural. Ter a opção de criar soluções feitas sob medida é de extremo valor para que o espaço disponível seja utilizado da melhor forma possível.

Escolher escadas que combinam com seu estilo

Na hora de escolher a sua escada, é importante definir qual é o modelo que é mais a sua cara. Assim, você estará com a sua residência bem decorada, e o espaço de ligação entre duas partes será um charme a mais na beleza de seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content