Substituir escadas interiores agregam valor estético e também trazem glamour e beleza no ambiente de sua casa.
Escadas velhas não são apenas um risco para você e seus entes queridos, mas também reduzem o valor de sua propriedade ao longo do tempo. Eles têm degraus que se desgastaram com o tempo, têm lascas que podem causar danos a você, incluindo seus animais de estimação ao redor.
Escadas internas proporcionam acesso aos andares de uma casa ou edifício, mas às vezes é necessário substituí-las. Existem vários aspectos a se considerar na hora de fazer essa escolha, como materiais disponíveis, espaço e segurança. Neste artigo, explicaremos alguns dos principais pontos a levar em conta na hora de optar por uma nova escada interior.
Assumir essa nobre tarefa traz muitos benefícios e não apenas melhorará a segurança, mas também agregará valor à sua casa. O tipo de escada que você escolhe para sua casa depende de várias coisas, incluindo o orçamento e a aparência que você está tentando alcançar.
Como substituir escadas interiores pelo espaço:
Geralmente uma das primeiras variáveis que podemos pensar, por questões de custo por metro quadrado de obras e aproveitamento, é o espaço deixado para a elaboração do tipo de escada para seu ambiente, nesse caso iniciamos verificando se o espaço é retangular, quadrado e quais são suas dimensões.
Em casos de espaços para escadas interiores quadrados ou retangulares com pouca diferença entre os lados e esses com dimensões acima de 1,80m de lado do seu lado menor, já podemos considerar uma boa escada helicoidal. Para dimensões menores que 1,70m até 1,40m de lado podemos considerar escada caracol.
Em casos de espaços retangulares com grandes diferenças entre lados, como por exemplo, 1,20m de largura por 2m de comprimento, dependendo das configurações de altura, espessura da laje, entre outros detalhes, podemos considerar escadas tipo “U”, “L” ou talvez tipo “J” e assim por diante, porém adiantamos que esses dimensionais obrigatoriamente podem dar uma direção para a escolha mais adequada da escada, porém é de fundamental importância varias outras avaliações de um profissional especializado.
Materiais das estruturas em escadas interiores:
Os materiais mais utilizados para estruturas de escadas interiores existentes no mercado de forma geral são poucos:
- Alvenaria,
- Concreto armado,
- Concreto pré-moldado,
- Aço carbono “Ferro”,
- Aço inoxidável “aço inox”,
- Aço patinado,
- Alumínio
- Madeira.
Aspectos importantes ao substituir escadas interiores:
Entendendo que as escadas interiores de preferência devem seguir o estilo arquitetônico e a linha desenvolvida pelo designer de interiores, o ideal seria que na maioria dos casos pudéssemos desenvolver um tipo de escada para casa caso, porém, sem dúvida esse produto denominado elemento de circulação vertical gera muitos desafios para os profissionais, pois exigem estudos aprofundados e existem poucas empresas especializadas em desenvolver esses projetos, “fabricação e instalação de escadas” e executa-los com experiência prática, pois com recursos avançados no mercado que geram verdadeiras fotografias de realidade virtual, projetos em 3 dimensões, ainda em muitos casos que são gerados não são possíveis de se executar na realidade, da forma com que foi concebido, e com isso, é de fundamental importância tomar muito cuidado com a apresentação de um projeto ou imagem para seu cliente, ou você mesmo como cliente, não conseguir executar seu sonho e ficar no prejuízo.
De forma geral, as escadas interiores de alvenaria e concreto são substituídas por escadas com estruturas metálicas porque são modelos versáteis e com uma infinidade de possibilidades de aplicar cores formas e texturas, apresentando muitas vantagens como por exemplo menor peso, inúmeras possibilidades de aplicações de revestimentos, entre outras características relevantes em relação as escadas de alvenaria, essas características fazem grande diferença na hora da escolha da escada de interiores ideal.
Materiais dos revestimentos dos degraus ao substituir escadas interiores:
Os revestimentos das escadas, sem dúvidas são os itens que de fato mais agregam valor nas escadas em geral. Os materiais mais utilizados nos revestimentos dos degraus por exemplo são:
- Mármore.
- Granito.
- Mármore Sintético.
- Madeira.
- Vidro.
- Aço Corten.
- Aço inox.
- Aço Carbono.
- Porcelanato.
- Cimento queimado
- Pintura especial emborrachada.
- Pintura epoxi.
- ETC…
Conclusão, substituir escadas interiores não se trata de uma tarefa simples, mesmo porque você não troca de escada toda hora, uma escada dura muitos anos, e tem valor alto, seja ela de alvenaria ou de vidro, por isso recomendamos fortemente que ao escolher a escada ideal para seu ambiente, antes de comprar qualquer solução consulte um especialista pois ele garantirá que sua escolha seja a adequada.
Como substituir escadas interiores surgiu apareceu primeiro aqui em Escadas Especiais.