Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas?

Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas

Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas?

Entenda o que não fazer e observar para ter a melhor escada para o local escolhido.

Degraus, profundidade do piso, local: entenda como proceder da melhor forma ao construir sua estrutura vertical.

A construção de escadas é um prazeroso desafio que proprietários de imóveis, designers e arquitetos buscam para dar um charme especial para o local em que será inserida esta estrutura. Contudo, no momento de construir, alguns erros podem comprometer o bom uso da escada – seja por questões estruturais, arquitetônicas ou de simples usabilidade.

Pensando nisso que a Escadas Especiais, dedicada a fazer consultoria, projetar, fabricar e instalar estas estruturas, traz como evitar os erros mais comuns na construção de escadas – permitindo que você utilize a sua da melhor maneira possível.

 

1. Preste atenção na altura do degrau

Um erro muito comum na construção de escadas é negligenciar a altura do degrau – fazendo com que alguns fiquem desnivelados. Para isso, você precisará fazer uma conta simples: utilize a altura total da escada e divida pelo número de degraus que você quer colocar ou que seja mais funcional.

seis degraus de escadas mostrando altura dos degraus (espelho)  e largura dos degraus (piso)
altura dos degraus

Por exemplo, se você tem uma escada de dois metros de altura (200 centímetros) e quer colocar 13 degraus nela, faça a divisão: 200/12 = 16,66 centímetros terá cada degrau. Evitar esse erro pode contribuir para a construção efetiva da sua escada.

2. Meça o espaço

Outra questão fundamental que muitos erram é: saber quanto de espaço livre há no local em que a escada será instalada. Isto porque um espaço reduzido pode causar uma inclinação que dificulte a subida e descida, tornando o trajeto um pouco perigoso – quanto mais graus a escada estiver inclinada, maior o risco de acidentes.

Para evitar isso, faça a medição do espaço disponível, a altura entre níveis e a inclinação da estrutura. Se necessário, muitas vezes, a instalação de uma escada caracol, que é verticalizada e fixa através do seu eixo, oferece mais segurança.

3. Contrate profissionais

Em hipótese alguma cometa esse erro bastante comum: chamar qualquer pessoa para fazer a instalação da escada. Isto é perigoso por vários motivos – ela pode ter sua estrutura comprometida, com risco até de desabar e, caso você precise fazer alterações posteriores (como instalação de iluminação e corrimãos), poderá não ter espaço e/ou infraestrutura para isso.

Por isso, procure quem é especialista no assunto para fazer a instalação da sua escada. Lembre-se sempre do ditado: o barato sai caro. E, neste caso, o risco não é apenas monetário – mas, também, de segurança.

4. Atenção à profundidade do piso do degrau

Outra situação que não se pode errar é na profundidade do piso. E, para evitar isso, vamos fazer outra conta simples para achar o valor desta parte da estrutura – pegue duas vezes a altura do piso como no nosso exemplo (16,66 x 2 = 33,32) e subtraia pelo valor de referência de 63 – tendo um total de profundidade aproximado de 29 centímetros.

5. Garanta a rigidez da estrutura da sua escada

Certifique que a estrutura da escada esteja rígida, uma escada deve ser segura e confortável, qualquer vibração, barulho ou rangindo, pode causar mal impressão e insegurança ao transitar pela escada, dê preferência a estruturas que garantam esses aspectos e você terá uma boa experiência ao transitar pela sua escada .

6. Verifique o espaço em volta da sua escada

A escada é um elemento de circulação vertical, e isso exige alguns cuidados com tudo que está em sua volta. Verifique por exemplo que tipo de iluminação o ambiente que contém as escada exigirá em condições e situações de perigo, como por exemplo em apartamentos no caso de falta de energia. A escada em muitos casos não pode ser substituída por elevadores em casos de acesso único.

7. Fique atento aos materiais dos revestimentos dos degraus

Dê preferência as revestimentos dos degraus que não escorregam, apesar de não existir pisos anti derrapantes precisamos garantir a segurança, cuidado com desenhos que deixam quinas ou cantos vivos pois podem causar graves acidentes. A escada pode ser usada como rota de fuga em alguns casos.

8. Escolha corrimãos e guarda corpos adequados

A estética é muito importante, porém precisamos de cuidados e atenção especial para segurança, não é a toa que existem as Normas ABNT, tenho visitado muitos ambientes onde são utilizados vidros de 8 milímetros de espessura para guarda corpos, na minha visão isso é muito perigoso e está totalmente fora de normalização, mas isso não é o mais grave em vista de um acidente que pode ser causado a uma pessoa.

9.Inclua áreas de descanso na sua escada

Em casos onde há a necessidade de mudança de direção, sempre que possível é importante o uso de descanso “patamares” o que faz o cérebro perceber que ali existe um perigo e assim evita muitos acidentes. Fizemos algumas consultorias em locais de acesso público onde as pessoas estavam caindo porque não existiam descansos nas transições das escadas.

10. Cuidado com a regularização do local onde será instalada a escada

Um dos principais fatores que contribuem com vários prejuízos na construção das escadas é a falta de regularização do local onde será instalada, paredes muito tortas, fora de esquadro, desaprumadas entre outros detalhes que dão a maior dor de cabeça e retrabalhos se não forem levados em consideração.

11. Verifique os pontos de fixação e engaste da sua escada

Para colaborar muito com a construção de uma boa escada deixe os pontos de engaste previstos, em muitos casos isso não é levado em consideração e acaba atrapalhando ou atrasando muito a instalação da escada, além de provocar situações perigosas por falta de atenção de quem está construindo.

12. Avalie a inclinação da sua escada

Nada pior que subir em uma escada com degraus muito altos, isso cansa muito, principalmente pessoas de com idade avançada irão reclamar, pois farão esforços acima do normal para subir escadas com degraus muito altos.

13. Cuidado com as diferenças de alturas dos degraus e pisos de sua escada

Acidentes graves foram causados por falta de segurança nas escadas, um dos principais causadores é a falta de padronização nas alturas e pisadas das escadas. Esses erros fazem as pessoas ficarem muito inseguras ao transitar pelas escadas e fazer tropeçar e cair. Isso acontece porque nosso cérebro não consegue calibrar a altura correta.Diferença de altura dos degraus

14. Estabeleça algum tipo de sinalização na escada

A escada necessita de sinalização principalmente onde há riscos de acidentes, como por exemplo vigas baixas em relação a área de circulação, erro muito comum encontrado em grande quantidade de obras. O pior é que a falta de previsão acaba sendo um problema sem solução, porque não podemos quebrar uma viga pois é parte estrutural, já vimos muitos acidentes graves e até demolições acidentais pela execução de serviços sem avaliação profissional.

15.Cuidado com obstáculos na altura na área de circulação da escada.

Em vários casos, em visitas técnicas em obras verificamos obstáculos na área de circulação da escada, como por exemplo, vigas, rebaixos de teto entre outros que são necessários porém devem ser considerados. Na hora de construir sua escada recomendo que consulte um profissional da área pois nesse caso, o erro pode inviabilizar toda uma área do seu ambiente ou causar prejuízos irreversíveis em sua construção. Um exemplo são as escadas que tem vigas baixas “abaixo de 1.90” m de altura.

16. Rasgo do vão da laje da escada

Os rasgos da laje são de extrema importância para elaboração de uma escada ótima, tenha um projeto bem definido com dimensões adequadas para evitar os erros mais comuns na construção de escadas, o melhor a fazer nesse caso é consultar um profissional, o rasgo depende de uma série de fatores e dimensões que estão diretamente ligadas e não podem deixar de serem consideradas na hora de construir uma boa escada.

Isto é fundamental para que não surjam problemas posteriores na estrutura da escada como um todo – garantindo segurança e comodidade.

Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas? foi elaborado e apareceu primeiro aqui em Escadas Especiais.

No blog da Escada Especiais, empresa especialista no assunto, você confere esse e outrohttps://escadasespeciais.com.br/blog/ temas para deixar o local que receberá essa estrutura muito mais arrojado. Entre em contato conosco e conheça o amplo portfólio de uma organização referência no segmento.

Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas? apareceu primeiro aqui em Escadas Especiais, se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato em nossos canais de comunicação.

What´s App: 11946116675 ou envie um e-mail para: consultoria@escadasespeciais.com.br,

Se preferir Deixe seu recado no formulário abaixo:

Error: Contact form not found.

 

Logo Escadas Especiais

Logotipo escadas especiais

3 thoughts on “Como evitar os erros mais comuns na construção de escadas?

    • Aldo Ramos says:

      Boa Tarde Oséias,
      Muito obrigado pelo seu comentário,
      Temos satisfação em poder atende-lo!
      A instalação de uma escada depende de vários fatores tais como: tipo, modelo, material e etc.
      Posso garantir que a produção e instalação de uma escada exige certos conhecimentos, como normas, padrões cálculos e habilidades especificas dos profissionais.
      Para que possamos te atender melhor, favor entrar em contado conosco pelo what´s App, +55 11 946116675 ou por e-mail em consultoria@escadasespeciais.com, O Sr. também pode conhecer um pouco mais em: Como funciona a instalação de uma escada em nosso blog.

  1. Pingback: Entenda o processo de desenvolver uma escada - Escadas Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content